Se você acompanha as notícias sobre inovação, certamente já ouviu falar em Chat GPT.
Mas o que exatamente é essa ferramenta que está dando o que falar no mundo todo?
Com apenas dois meses de funcionamento, o Chat GPT já tinha conquistado 100 milhões de usuários e gerado muita discussão.
As pessoas querem entender como essa tecnologia pode transformar o mercado de trabalho, a educação e a sociedade como um todo.
Por mais que o lançamento da plataforma seja recente, já sabemos que ela é capaz de criar textos simples e automatizar tarefas rotineiras.
No entanto, as suas possibilidades de aplicação vão além e levantam, inclusive, debates a respeito dos limites éticos do uso da inteligência artificial.
O QUE É Chat GPT?
O Chat GPT (sigla para “Generative Pre-Trained Transformer”) é um modelo de linguagem baseado em deep learning (aprendizagem profunda), um braço da inteligência artificial.
Na prática, a plataforma utiliza um algoritmo baseado em redes neurais que permitem estabelecer uma conversa com o usuário a partir do processamento de um imenso volume de dados.
O Chat GPT se apoia em milhares de exemplos de linguagem humana.
Isso permite que a tecnologia entenda em profundidade o contexto das solicitações dos usuários e possa responder às demandas de maneira mais precisa.
A ferramenta foi desenvolvida em 2019 pela empresa norte-americana OpenAI, que funciona como um laboratório de pesquisa em IA.
Ela tem Elon Musk como um de seus fundadores, embora o bilionário não faça mais parte do quadro diretivo.
Outros nomes que compõem a lista de fundadores são:
Sam Altman (atual CEO)
Peter Thiel (PayPal)
Reid Hoffman (LinkedIn)
Além disso, a OpenAI recebe investimento financeiro de outras organizações para estimular o desenvolvimento de suas inovações tecnológicas.
Como O Chat GPT Funciona?
O Chat GPT é uma ferramenta conversacional online que pode ser acessada por meio do seu site oficial: chat.openai.com.
Ele funciona a partir de uma base de conhecimento atualizada que permite decodificar palavras para oferecer respostas textuais às pessoas.
Trata-se de um modelo treinado a partir de dados de textos disponíveis na internet.
Ainda em versão beta, o Chat GPT está sendo constantemente atualizado e alimentado com novas informações, inclusive, para evitar mensagens imprecisas ou erradas.
Atualmente, é possível utilizar a versão gratuita da ferramenta, mas também existem planos pagos com vantagens para quem os utiliza.
Do ponto de vista do usuário, é possível:
Estabelecer uma conversa com a ferramenta
Fazer perguntas sobre diversos assuntos
Perguntar sobre qualquer conceito
Demandar letras de música e poemas
Pedir informações.
O modelo funciona de maneira colaborativa, já que os usuários podem corrigir as informações fornecidas pela ferramenta.
Além disso, as conversas ficam armazenadas, podendo ser consultadas mais tarde, e a ferramenta é treinada para recusar solicitações inapropriadas.
Por meio de uma API, o Chat GPT também pode ser integrado a outras ferramentas, como.
Word
Bing
Chatbot
WhatsApp Business
Essa flexibilidade de integração expande ainda mais as suas possibilidades de aplicação.
Diferentemente de uma ferramenta de busca como o Google, o Chat GPT não recupera informações, mas cria frases e textos completos em tempo real.
O Chat GPT Pode Ser Uma Ameaça Ao Google?
Há muita especulação sobre o real impacto do Chat GPT e de que forma ele pode representar uma ameaça ao Google.
Mas, de qualquer maneira, estamos diante de uma tecnologia inovadora, com múltiplos usos e que permite acessar um vasto conhecimento.
Nesse sentido, e para alguns casos, o Chat GPT pode se apresentar como uma alternativa ao Google.
Principalmente pensando que a ferramenta da OpenAI também funciona como fonte de pesquisa para as dúvidas dos usuários.
A gigante de tecnologia já percebeu isso e, recentemente, lançou a sua própria versão de modelo de linguagem inteligente, o Bard.
Mas a estreia do rival do Chat GPT foi marcada por erros que fizeram as ações da Google caírem. Estima-se que a Alphabet, que controla a Google, perdeu mais de US$ 100 bilhões em valor.
Vale lembrar também que a OpenAI recebeu um investimento multibilionário da Microsoft, concorrente direta da Google.
Além disso, ainda há muitas dúvidas sobre como o Google irá lidar com textos escritos pela inteligência artificial do Chat GPT, principalmente quando falamos de resultados de pesquisas feitas pelos usuários no buscador.
A esse respeito, o próprio Google se prontificou a desenvolver um material, que esclarece essas questões, o “Google Search’s guidance about AI-generated content”, que funciona como um guia de boas práticas para conteúdos produzidos por IA.
Ainda é cedo para dizer o que devemos esperar, qual a dimensão do Chat GPT no futuro e o tamanho da ameaça ao Google.
Isso vai depender também do comportamento das empresas e dos usuários diante dessa nova possibilidade de se relacionar com a tecnologia.