A nova série de Tim Burton, “Wandinha“, sobre a Wandinha Addams , acaba de estrear e já é sucesso na netflix . Protagonizada por Jenna Ortega, conta com a participação especial de grandes nomes do cinema como Catherine Zeta-Jones, Luis Guzmán e Christina Ricci, que viveu a Wandinha nos filmes do início dos anos 90.
Tim Burton, conhecido por seu estilo de filmes góticos como Beetlejuice – Os Fantasmas Se Divertem ,Batman , Batman o retorno, Edward Mãos de Tesoura entre outros sucessos, dirigi a série live-action, que seguirá a filha dos Addams, Wednesday (Wandinha) enquanto ela está no ensino médio.
“A série é um mistério intrigante e sobrenatural, que mostra os anos de Wandinha Addams como estudante da Nevermore Academy”, explica.
“As tentativas de Wandinha de dominar sua habilidade psíquica emergente, frustram uma onda de assassinatos que aterrorizam a cidade local e tenta resolver o mistério sobrenatural que envolveu seus pais há 25 anos, além de navegar por novas e difíceis relações na Nevermore”, indica a plataforma.
Criado por , Charles Addams, A Família Addams foi originalmente uma história em quadrinhos, publicada em tirinhas às quartas-feiras no jornal-revista estadunidense The New Yorker. A tirinha foi publicada semanalmente por mais de 50 anos, entre 1937 e 1988, até a morte do seu criador.
Em 1964, foi produzido um seriado sobre a Família Addams. Curiosamente a tira de Charles Addams não tinha nome. O título de “Família Addams” só surgiu quando essa série de TV começou a ser desenvolvida. Aliás, nem mesmo os personagens que apareciam nas tiras tinham nome, o que era um problema que precisava ser resolvido.
Charles Addams acabou tendo um papel bem presente como consultor na série, e o produtor David Levy aproveitou essa proximidade para pedir ao cartunista que apresentasse algumas opções para chamar cada um dos membros da família. Ele então contribuiu para o processo, junto com Levy.
A série de televisão americana foi exibida originalmente entre 1964 e 1966. Teve 3 temporadas de 64 episódios.
O retorno à TV veio seis anos após o fim da série, em 1972, com uma participação especial nos desenhos de Scooby-Doo com o episódio: “Scooby-Doo e a Família Addams”. Neste episódio, Scooby e seus amigos caem em uma armadilha trabalhando como babás de Vandinha e Feioso, para que Gomez e Mortícia possam sair em uma segunda lua de mel. Os problemas começam para Scooby e Salsicha quando Vandinha desaparece da mansão gótica dos Addams.
Em 1973, graças ao sucesso da participação especial no episódio de Scooby-Doo, a Hanna-Barbera deu aos Addams uma série de animação. O desenho teve apenas uma temporada com 16 episódios, em que a Família embarcou em uma viagem através do país.
Em 1977 a NBC fez um tributo à série de TV dos anos 60 com o especial de Halloween, Halloween com a Nova Família Addams. O telefilme reuniu boa parte do elenco original, incluindo John Astin e Carolyn Jones. Na trama, Gomez e Mortícia são os alvos de um grupo de bandidos ao mesmo tempo em que Gomez tem uma disputa com seu irmão Pancho.
Em 1991 a família sinistra entrou com tudo nos cinemas ,graças ao filme de Barry Sonnenfeld. Adaptado para os anos 90, o elenco inclui nomes de peso, como Anjelica Houston, Christopher Lloyd e Christina Ricci. A história envolve um agiota que pretende tomar posse dos bens dos Addams.
Após o estrondoso sucesso do filme com crítica e público em 1992 foi produzida o segundo desenho animado dos personagens que foi exibido entre 1992 a 1993. Foram duas temporadas com 21 episódios. No Brasil este desenho fez um enorme sucesso no SBT.
Em 1993 com o sucesso do primeiro filme foi produzido uma sequência, mantendo o diretor Barry Sonnenfeld e o elenco principal. Na continuação da história, Mortícia e Gomez têm um bebê e contratam uma babá chamada Debbie, que na verdade está querendo dar um golpe no Tio Chico. Ela envia Vandinha e Feioso a um acampamento de férias, o que rende as melhores cenas do longa.
Em 1998 foi feito o Telefilme: O Retorno da Família Addams, feito originalmente como um piloto para uma nova série de TV, a produção acabou se tornando um telefilme, com direito a Tim Curry no papel de Gomez e Daryl Hannah como Mortícia. O projeto não decolou porque o diretor queria fazer uma comédia de humor ácido, enquanto o estúdio defendia um conteúdo voltado ao público infantil.
Entre 1998 e 1999 foi feita a Série: A Nova Família Addams . Resultado de uma colaboração entre estúdios dos Estados Unidos e do Canadá, esta série ressuscitou o projeto naufragado do filme de 1998. Também feito no formato de sitcom, a produção rendeu 65 episódios, mas foi cancelada após a primeira temporada. Curiosidade: John Astin, que interpretou Gomez na série dos anos 1960, atua nesta série no papel de Vovô Addams.
Em 2019 a família voltou com tudo . A Universal Pictures, trouxe os Addams à nova geração de crianças. A animação por computação foi sucesso de bilheteria e, assim como o filme de 1991, também apostou em um elenco estrelado, com Charlize Theron, Oscar Isaac, Bette Midler, Allison Janney e Snoop Dog.
Em 2021 estreou a continuação A Família Addams 2: Pé na Estrada. Repetiu o elenco principal do primeiro filme, com a adição do comediante Bill Hader. A trama resgata a história da primeira série de animação da Família, em que eles embarcam em uma viagem pelo país.
Por Roberto Marques via Neura Nerd