Desbloqueando memórias: você se lembra desses 3 refrigerantes que fizeram sucesso na mesa das famílias brasileiras no passado, mas deixaram de existir? Além da tradicional Coca-Cola, popular e presente nas prateleiras dos mercados há muito tempo, sempre existiram outras opções que agradavam à garotada, inclusive com diferentes sabores e valores mais acessíveis para a população.
Confira, a seguir, 3 refrigerantes que foram sucesso no Brasil no passado, mas que sumiram das prateleiras dos supermercados com o passar dos anos.
GUARANÁ BRAHMA
A Brahma não era conhecida apenas pela cerveja, mas também pelo guaraná que conquistou milhares de famílias. Além dele, a linha de refrigerantes lançada pela marca em 1927 contava também com outros sabores, como limão e tônica.
Apesar de sempre ter sido bem recebido pelos consumidores brasileiros, o auge do produto aconteceu durante os anos 80. Porém, os produtos começaram a sumir das prateleiras dos supermercados nos anos 2000, e mesmo que muita gente sinta falta, eles nunca mais foram relançados.
MIRINDA
O refrigerante Mirinda também fez muito sucesso entre as crianças na época em que foi lançado. Em tradução do Esperanto, língua do criador da marca, Mirinda significa “maravilhoso(a)”.
Apesar de disponível em vários sabores, o preferido entre os brasileiros era o de laranja que, em 1998, foi substituído pela Sukita, vendida até hoje nos estabelecimentos brasileiros. Sua popularização se deu principalmente pelo valor acessível, e até é possível encontrar o produto em outros lugares do mundo, como na Europa.
BARÉ
O refrigerante Baré, é uma marca que pertence a AmBev com nome inspirado na tribo de índios Barés, da região de Manaus, no sabor guaraná.
Caracteriza-se por sua garrafa de 600 ml de cor âmbar, semelhante às adotadas para distribuição de cerveja no Brasil, e que posteriormente foi lançado em versão de garrafas PET de 2 litros.
Em 1987 foram lançados os sabores de tuti-fruti e noz-de-cola.
O refrigerante Baré deixou de ser comercializado em algumas regiões do Brasil.
É comercializado somente na região da Amazônia no sabor guaraná. É um dos refrigerantes mais populares da região, competindo com a forte Coca-Cola. As versões tutti-frutti e Noz-de-cola, foram descontinuadas.