Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciaram uma greve por tempo indeterminado nesta terça-feira (16) em todo o país. No entanto, no Espírito Santo, não há impacto significativo no atendimento, conforme informou o INSS.
De acordo com o órgão, nesta quarta-feira (17), todas as 29 agências no Espírito Santo estão operando normalmente. Além disso, mais de 100 serviços do INSS podem ser acessados pela plataforma ‘MEU INSS’.
"Os serviços estão disponíveis na versão para celular (app) e pelo site gov.br/meuinss, além da Central de Atendimento 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h", destacou o INSS.
Entre os serviços disponíveis no aplicativo estão o requerimento de benefícios, cumprimento de exigências e solicitação de auxílio por incapacidade temporária. O INSS também recomenda aos segurados o uso do Atesmed para atendimentos periciais relacionados ao auxílio-doença, com afastamento de até 180 dias.
"Nos casos de perícia médica já agendada para benefício por incapacidade temporária, o segurado deve solicitar a conversão do agendamento de perícia para Atesmed. Para os demais casos, a orientação é reagendar o atendimento pelo 135 ou pelo Meu INSS", informou o órgão.
Além disso, os assuntos relacionados a negociações e reajustes salariais dos servidores federais são tratados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
MOTIVOS DA GREVE NO INSS
Os servidores reivindicam a recomposição de perdas salariais, valorização profissional e melhores condições de trabalho. A paralisação foi aprovada em plenária nacional realizada no sábado (13), convocada pela Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps).