O Espírito Santo vai receber um repasse de R$ 1 milhão do Ministério da Saúde para enfrentamento da epidemia de dengue. Ao todo, em 2023, 31 pessoas já morreram em decorrência da doença no Estado, o que gerou a classificação de epidemia – quando o quadro de saúde é verificado em muitas pessoas de uma mesma localidade. Outros Estados também estão na lista para receber a mesma quantia: Minas Gerais, Santa Catarina e Tocantins.
De acordo com Boletim Epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde no último dia 3, os cinco estados com os maiores números de casos em investigação, em ordem decrescente, são: Bahia (606), Tocantins (463), São Paulo (358), Espírito Santo (280) e Rio de Janeiro (211).
Uma portaria publicada nesta sexta-feira (14) no Diário Oficial da União autoriza o repasse dos recursos federais como “apoio financeiro”.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que o recurso ainda não foi depositado pelo Ministério da Saúde e aguarda orientações técnicas quanto aos critérios para destinação e distribuição do recurso aos municípios.
ES REGISTROU 31 MORTES POR DENGUE EM 2023
O número de mortes provocadas pela dengue no Espírito Santo em 2023 já é pelo menos sete vezes maior se comparado com o ano passado. Segundo o último boletim divulgado pela Sesa, 31 pessoas morreram em decorrência da dengue neste ano. Ao todo, já são 86.611 notificações da dengue no Estado. Desse total, 43.475 foram confirmados e 28.210 ainda estão sob investigação
O município com a maior concentração de mortes pela doença é Linhares. Em seguida, aparecem Castelo, Vitória e Cachoeiro de Itapemirim, respectivamente.
As mortes pela dengue nos municípios do ES
COMO ACABAR COM O MOSQUITO
Uma importante estratégia para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de arboviroses como dengue, zika e chikungunya, está na conscientização da população quanto às ações de cuidados. Esse trabalho se faz ainda mais importante, uma vez que 80% dos focos encontram-se nas residências. Por isso é de extrema importância aceitar a visita dos Agentes Epidemiológicos de Saúde(popularmente conhecidos como Agentes de Combate a Dengue).
VEJA OS CUIDADOS DIVULGADOS PELA SESA: