O subsecretário de Vigilância em Saúde do Espírito Santo, Luiz Carlos Reblin, em coletiva na tarde desta segunda-feira (16), atualizou alguns dados sobre a circulação do vírus da Covid-19 no estado e também fez um alerta sobre o aumento do número de casos de dengue.
Segundo Reblin, foram notificados 1.436 casos de dengue no Espírito Santo nas duas primeiras semanas do ano. Além disso, um óbito já foi registrado pela doença. “A semana 49, quase chegando no fim de 2022, registramos 176 casos. Já uma semana depois foram 284 casos. Na primeira e segunda semana de 2023 foram 718 casos em cada uma”, alertou.
Os casos de Zika e Chikungunya também tiveram aumento do fim do ano passado para este início de 2023. “Os cuidados dependem muito da própria população. Nossos agentes comunitários de combate a endemias, que visitam as nossas casas, podem nos orientar e ajudar a identificar onde tem foco, onde o mosquito pode se procriar pelo acúmulo de água. Mas a nossa verificação diária, semanal, é fundamental, porque o ciclo do mosquito é muito rápido, e pode já ter feito uma nova postagem de ovos”, lembra o subsecretário.