Nesta terça-feira 29/11/2022, as fortes chuvas no Espírito Santo provocaram a abertura de uma cratera na BR-101 na região de Aracruz. O trânsito foi interrompido e não há previsão de liberação, segundo informações da PRF (Polícia Rodoviária Federal).
Segundo a Eco101, concessionária que gerencia a rodovia, as obras de recuperação do trecho tem a expectativa de conclusão em 72 horas. A empresa orienta os motoristas a utilizarem rotas alternativas. Como exemplo a ES-248.
A BR-101 percorre praticamente toda a costa leste do país e é um importante corredor de transporte de cargas. A chuva, que começou ainda no fim de semana, também provocou desabamento de casas, alagamentos, deslizamentos de terra e quedas de barreiras em vários municípios.
A cidade com maior volume chuva em 24 horas foi Aracruz. Algumas residências foram alagadas na Vila do Riacho e a escola foi disponibilizada para abrigo. Também foi registrado o rompimento de uma barragem de grande porte.
A Defesa Civil do Espírito Santo informou que mais de 450 pessoas estavam fora de casa devido às ocorrências causadas pelo volume de água. Segundo o boletim, 305 pessoas estão desalojadas nas cidades de Afonso Cláudio, Cariacica, Fundão, Pedro Canário, Vargem Alta, Vila Pavão, Santa Leopoldina, Sooretama, São Mateus e Aracruz.
Em relação ao número de desabrigados, são 151 nos municípios de Cariacica, Linhares , Vila Pavão, João Neiva.
CHUVA EM MINAS GERAIS
Minas Gerais também vem registrando chuvas intensas. No final de semana as regiões que fazem divisa com o Espírito Santo, foram as mais afetadas, segundo a Defesa Civil do estado.
O nível do Rio Doce, que corta boa parte do estado, aumentou, mas sem riscos ainda de inundação.
Há previsão de mais chuvas para todo o estado de Minas Gerais.