Colatina registrou o maior acumulado de chuva das últimas 24 horas no estado, com 75,03 mm, conforme boletim da Defesa Civil Estadual. Na sequência, os municípios mais atingidos foram Serra (66,9 mm, embora o pluviômetro possa estar apresentando falhas), Aracruz (59,03 mm), Ponto Belo (47,8 mm) e Alegre (46,44 mm).
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu alertas vigentes para risco de alagamentos em Afonso Cláudio, Anchieta, Pedro Canário, Venda Nova do Imigrante, Santa Maria de Jetibá, Colatina, Marilândia e Pancas. Além disso, há dois alertas específicos para risco de queda de barreiras, válidos para Afonso Cláudio e Água Doce do Norte.
### Previsão para os próximos dias
A Defesa Civil informou que a chuva deve continuar nesta quarta-feira (18), com acumulados de até 60 mm em alguns pontos, podendo ser localmente intensa, acompanhada de descargas atmosféricas, ventos fortes e, em casos isolados, granizo.
O cenário de risco permanece até quinta-feira (19), com previsão de acumulados de até 50 mm em áreas isoladas. “Não se descarta chuva localmente moderada a forte, ainda que passageira”, reforça a Defesa Civil.
A população deve permanecer atenta às atualizações meteorológicas e seguir as orientações dos órgãos competentes, principalmente em áreas de risco de alagamentos e deslizamentos.