O maior polo de geração de emprego e de capacitação para os jovens de Colatina será inaugurado nesta sexta-feira, dia 20 de dezembro, a partir das 9h. Com a presença do governador Renato Casagrande, do prefeito Guerino Balestrassi e demais autoridades, a população colatinense poderá conhecer, em primeira mão, o Centro de Ciência.
Além de ser um espaço para o aprendizado tecnológico, com sala de podcast, auditório, áreas para exposições, seminários e palestras, o Centro de Ciência, construído na Praça Sol Poente, terá um Planetário e um Observatório Astronômico.
O objetivo principal é estabelecer parcerias com as escolas municipais, estaduais e particulares, com instituições de ensino e com o empresariado local para que os jovens trabalhem, estudem, se capacitem e gerem renda com seus projetos. Além, é claro, de promover o turismo em Colatina e proporcionar eventos culturais, artísticos e educativos para as famílias.
"Investidores e estudantes do Espírito Santo e do Brasil já estão em contato para a troca de experiências, pesquisa científica e concursos educacionais. O Centro de Ciência vai proporcionar alternativas de turismo de negócios, opções de lazer e entretenimento para toda a população", confirmou o prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi.
Com o aval do Ministério da Ciência e Tecnologia, o Centro de Ciências de Colatina recebeu recursos do Fundo Cidades, do Governo do Estado, e de emenda parlamentar da bancada federal capixaba. Todos estes recursos são destinados exclusivamente para projetos na área da Educação, Ciência e Tecnologia.
Os especialistas Renato Oliveira e Carlos Mariano, professores de Física e Astronomia e responsáveis pela empresa Sphaera Planetaria, estiveram em Colatina para realizar os testes e instruir as equipes da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia no manuseio dos equipamentos, como o Telescópio Newtoniano, de 400mm, do Telescópio Schmidt Cassegrain, de 256mm, e no Telescópio Apocromático, de 120mm.
"A Prefeitura de Colatina está de parabéns. Vocês vão ter um espaço para ensino e divulgação de ciências de um modo geral, não só de astronomia. É espetacular essa ação", afirmou o professor Carlos, que já colaborou com a implantação de vários planetários no Brasil. "É uma ação visionária mesmo. Nós ficamos estupefatos com essa iniciativa. Abre uma porta para a cultura científica e coloca Colatina em destaque nacional", pontuou o professor Renato, que já trabalhou nos planetários de São Paulo, Campinas e Vitória.
Presença do Governador
Além da inauguração do Centro de Ciência, o governador Renato Casagrande também irá anunciar, na cerimônia desta sexta-feira, uma série de investimentos importantes para Colatina. Entre eles:
■ Inauguração do CEIM do bairro Vicente Soella
■ Revitalização asfáltica da ligação de São Roque com Colatina
■ Ordem de serviço da Nova Entrada de Colatina (Pedro Epichin-Barbados)
■ Segunda etapa do asfalto em São Pedro Frio
■ Início das operações do Novo Aterro Sanitário
■ Lançamento do edital do Enrocamento da Beira Rio Lado Norte e de outros investimentos
■ Visita às obras de parceria com o Governo do Estado.