Dois alunos da Rede Municipal de Educação de Colatina são finalistas do Concurso Nacional do “Prêmio Segurança e Saúde nas Escolas”, promovido por meio de uma parceria da Organização Internacional do Trabalho (OIT), do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que atuam no Brasil na promoção de condições de trabalho seguras e saudáveis.
Para concorrer ao prêmio, alunos e alunas de escolas de todo o Brasil puderam indicar trabalhos inéditos nas categorias conto, poesia, música e desenho. De Colatina, são os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Tempo Integral João Manoel Meneghelli, Kauan Benício Feliciano de Souza, 12 anos, do 6º ano, com a poesia “Caminhos de Oportunidades: Menor Aprendiz” e Taylla Gabrielli Gomes Bastida, 15 anos, do 9º ano, com o conto “Seus Sonhos Importam”.
Os vencedores serão revelados em cerimônia que será realizada nos dias 3 e 4 de dezembro, às 14 horas, com transmissão pelo canal TVMPT no You Tube. Por isso, toda a escola está se mobilizando para assistir e torcer para eles. Segundo a diretora Michely Vidigal, o clima é de muita expectativa e alegria. Dos dois finalistas, de todos os alunos, das professoras que orientaram Rosimeri Zaniboni e Márcia Grigório Gonçalves, e de todos os profissionais e das famílias, que contribuíram para os resultados alcançados.
Para toda a escola, independentemente do resultado, a participação deles já é uma vitória, uma festa, desde a etapa estadual, pois eles representam a escola com muito orgulho, assim como todos os colegas que também fizeram seus trabalhos em sala de aula, criando os textos incríveis que os levaram a conquistar o título de campeões estaduais.
Outro fator importante apontado também foi “o apoio das famílias que foram fundamentais para isso. A expectativa é enorme. A escola está extremamente feliz e grata pelo excelente trabalho alcançado por eles, que trabalharam com muito empenho para a conquista. Esse reconhecimento agora abriu as portas para a disputa nacional. Agradecemos a todos os envolvidos nesse processo e torcemos por mais uma grande vitória. Que venha a colocação nacional!”
ETAPA ESTADUAL
Os dois alunos venceram a etapa estadual, no início de novembro e receberam como prêmio um smartphone. Eles contam que já estavam felizes com a vitória, e que agora esperam vencer a nacional. Além deles, a aluna Ana Clara da Silva, do 9º ano, venceu no terceiro lugar com a poesia “Cipa Escolar” e recebeu um aparelho de som JBL.
Além dos três alunos da Escola João Manoel, na etapa estadual também se destacou o aluno Nicolas Nogueira Genésio, 13 anos, do 7 º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Dr. Ubaldo Ramalhete”, que venceu em segundo lugar. Ele recebeu como prêmio um fone de ouvido.
PRÊMIO
Segundo as instituições que realizam o “Prêmio Segurança e Saúde nas Escolas”, o evento tem o objetivo de implementar uma cultura em prevenção de doenças e acidentes relacionados ao trabalho, por meio de ações de conscientização e de educação de estudantes brasileiros, os futuros trabalhadores, empreendedores e governantes do país, desde o ensino pré-escolar até o ensino médio.