Um incêndio de grandes proporções atingiu a área de vegetação próxima à lagoa de fundos da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), no bairro Santa Margarida, Colatina, na última quarta-feira (9). A ação rápida do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, secretarias municipais da Prefeitura de Colatina e Polícia Militar conseguiu controlar o fogo, que se alastrou até as 20h. As primeiras investigações indicam que o incêndio foi provocado de forma criminosa e proposital, e as autoridades estão apurando informações sobre a identidade do responsável.
As chamas se espalharam rapidamente, chegando a ameaçar residências no bairro Santa Margarida. Em uma das casas, o último pavimento foi atingido pelas chamas, mas, felizmente, ninguém ficou ferido.
Como medida de segurança, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Colatina suspendeu as atividades devido à grande quantidade de fumaça que invadiu a instituição. O incêndio também atingiu áreas de pastagem nos bairros Colatina Velha e São Judas Tadeu, causando prejuízos para os moradores da região.
A Defesa Civil segue realizando o levantamento da área afetada e preparando um relatório de danos. Enquanto isso, as autoridades solicitam a colaboração da população para identificar o responsável pela queimada. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 190 ou diretamente à Polícia Ambiental, pelo número (27) 99235-5087.
O prefeito em exercício de Colatina, Guerino Balestrassi, fez um apelo à população sobre a gravidade das queimadas ilegais: "As pessoas precisam ter a conscientização de que causar incêndio, expondo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outros em risco, é crime. Infelizmente, essa prática ainda é comum em nossa cidade. A Polícia Militar está investigando e, no que for de competência da Prefeitura, daremos todo o suporte necessário", afirmou.
O incêndio, além de causar danos ambientais, traz à tona a preocupação com a segurança da população e os riscos à saúde, especialmente em épocas de clima seco e altas temperaturas.