O Programa Gênesis, uma competição de ideias que visa impulsionar o desenvolvimento de propostas inovadoras com potencial de mercado e impacto positivo, foi lançado nos municípios da Região Centro-Oeste do Estado. O edital recebeu um total de 170 inscrições.
Após as etapas de capacitação e seleção, 20 startups foram escolhidas. Essas ideias inovadoras abrangem diversas áreas do setor produtivo, como tecnologia, agronegócio, saúde e social.
Foram investidos neste edital R$ 600 mil, sendo R$ 30 mil para cada um dos 20 projetos contemplados. São 14 do município de Colatina, 03 de Marilândia, 02 de Pancas e 01 de Governador Lindenberg. É relevante notar que metade das 20 startups finalistas são lideradas por mulheres.
Em conformidade com as diretrizes da Mobilização Capixaba Pela Inovação (MCI), o Programa Gênesis desempenha um papel fundamental no fortalecimento e na disseminação da inovação no Espírito Santo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e o empreendedorismo.
O programa é uma iniciativa da Prefeitura de Colatina em parceria com o governo do Estado, através da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) Campus Colatina.
José Antônio Bof Buffon, idealizador desse movimento de inovação em Colatina durante seu mandato como secretário municipal, foi homenageado durante a cerimônia de divulgação dos resultados do programa. Ele ressaltou que qualquer cidade, independentemente do tamanho, pode promover políticas de apoio à ciência, tecnologia e inovação. Buffon mencionou ainda que o município abriga um hub de inovação e está promovendo a inovação em diversos setores, desde as empresas até os jovens com ideias criativas.