Nesta sexta-feira, dia 1 de fevereiro, a cidade de Colatina ganhou um importante reforço no combate à dengue com a instalação da Sala de Situação das Arborivoses. A iniciativa visa enfrentar as doenças causadas pelos arbovírus, incluindo os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
A Sala de Situação das Arborivoses representa um marco na estratégia de combate à dengue na cidade, reunindo um grupo técnico composto pela Secretaria de Saúde de Colatina, Vigilância Ambiental, Vigilância Epidemiológica, Atenção Primária, Superintendência Estadual de Saúde e Laboratório Central. Este grupo será responsável por acompanhar, monitorar, planejar e executar ações coordenadas de combate à dengue em toda a região.
A iniciativa surge em um momento crítico, em que diversas cidades do país enfrentam epidemias de dengue. As ações da Sala de Situação têm como objetivo controlar o número de pessoas infectadas pela doença em Colatina, envolvendo a capacitação das equipes, mobilização dos agentes de saúde, atenção especial com idosos e crianças, reforço na coleta de exames e divulgação de material educativo.
O Secretário de Saúde, Michel Barth, ressalta a importância do engajamento da população no combate à dengue. "O trabalho da população, o empenho da população é fundamental para vencermos a dengue. Limpar os quintais, verificar onde tem água parada, verificar os ralos e verificar dentro das nossas residências. Cerca de 90% dos focos estão dentro das nossas residências", afirmou o secretário.
Além disso, a população é orientada a ficar atenta aos sintomas da dengue e a procurar a unidade de saúde mais próxima caso apresente febre alta (acima de 38°C), dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo, que são os sintomas mais comuns da doença.
Com a instalação da Sala de Situação das Arborivoses e o engajamento da população, espera-se que Colatina fortaleça suas ações de combate à dengue e reduza significativamente os casos da doença na região.