Sete cães e um gato foram resgatados em uma operação conjunta da Polícia Militar e da Organização Não Governamental (ONG) Abrigo das Patinhas na última segunda-feira (18) em Colatina, no Espírito Santo. O resgate aconteceu após uma denúncia anônima que relatou as condições precárias em que os animais viviam no bairro São Silvano.
O apartamento, onde os animais foram encontrados, apresentava um cenário deplorável. Dois quartos estavam infestados de pulgas, carrapatos, baratas, além de estar repleto de lixo, urina e fezes dos animais. A escuridão e a falta de ventilação também eram evidentes, tornando o local inadequado para a habitação dos bichos.
Segundo Lunanda Vago, presidente da ONG Abrigo das Patinhas, a organização recebeu a denúncia e tomou medidas imediatas. "Recebemos uma denúncia anônima de que os oito animais estavam abandonados nesse apartamento. Fomos ao local, constatamos o abandono, mas o apartamento estava fechado. Então nós acionamos a Polícia Militar, que prontamente foi até o local", explicou.
A Polícia Militar tentou entrar em contato com os possíveis proprietários do imóvel, mas não obteve sucesso. "Ainda, a equipe foi informada que a possível dona dos bichos estaria presa há meses", completou em nota.
Os animais resgatados foram imediatamente levados para uma clínica veterinária, onde receberam atendimento emergencial. De acordo com Lunanda Vago, eles permaneceram internados durante a noite e agora serão encaminhados a um pet shop para cuidados adicionais, incluindo tosa e exames médicos.
A ONG Abrigo das Patinhas agradeceu a todos que colaboraram na operação de resgate e destacou a importância das denúncias de maus-tratos aos animais. Esse caso serve como um lembrete da necessidade de proteger os animais de situações de negligência e abuso, garantindo-lhes uma vida digna e saudável.
Espera-se que as autoridades tomem medidas legais apropriadas em relação ao caso, visando responsabilizar os responsáveis pelo abandono e maus-tratos dos animais resgatados.