O prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi, encontra-se em Londres esta semana, atendendo ao convite do escritório inglês Pogust Goodhead, responsável pela defesa dos interesses de Colatina e dos municípios mineiros e capixabas afetados pelo crime ambiental de Mariana. Balestrassi está presente na audiência que está sendo realizada na Corte Inglesa, demonstrando o comprometimento de sua cidade e região com a busca por justiça e reparação.
A participação de Balestrassi na reunião realizada no dia 4 de julho, na sede da Advocacia Geral da União (AGU) em Brasília, foi decisiva e contribuiu para que os advogados do escritório internacional considerassem a presença do prefeito durante as audiências em Londres. Sua vasta experiência nas questões relacionadas à Bacia do Rio Doce foi um fator relevante para essa escolha.
"A presença do prefeito de Colatina em Londres é de extrema importância nesse momento crucial na Corte Inglesa. Durante as reuniões com os advogados ingleses, prefeitos, procuradores municipais e representantes das comunidades afetadas, reforcei a necessidade de priorizar os municípios situados ao longo do Rio Doce, que foram diretamente impactados, como Colatina e outros municípios capixabas e mineiros, no que diz respeito aos investimentos e reparações às famílias atingidas. As populações desses municípios, o meio ambiente local e a economia da nossa Bacia Hidrográfica não podem mais esperar. Estes serão dias decisivos para que nossa cidade e as famílias atingidas por esse desastre recebam a devida reparação e que o Rio Doce receba os investimentos necessários para sua recuperação ambiental", ressaltou Guerino Balestrassi.
As audiências na Corte Inglesa estão programadas para continuar até sexta-feira, proporcionando uma oportunidade valiosa para que os envolvidos no caso apresentem seus argumentos e perspectivas. A presença do prefeito Balestrassi reforça o compromisso e a determinação de Colatina em buscar justiça e assegurar que as necessidades das comunidades afetadas sejam atendidas de forma adequada. O desfecho dessas audiências terá um impacto significativo nas vidas das pessoas afetadas pelo desastre ambiental de Mariana e na recuperação do Rio Doce.