No último domingo, dia 21, o Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL) participou de uma feira de adoção de animais em parceria com a ONG Abrigo das Patinhas, como parte do Projeto "Abrace o Pet". Durante o evento, foram expostos os produtos desenvolvidos na unidade prisional, incluindo cerca de 50 caminhas pets para cães e gatos. Essas caminhas foram entregues aos adotantes que compareceram à feira.
O Projeto "Abrace o Pet" foi iniciado em abril deste ano na unidade prisional e envolve a participação das internas custodiadas. O projeto utiliza retalhos das fábricas de costura que funcionam na penitenciária, promovendo a capacitação das internas para atividades laborais. Além de estimular a criatividade, o projeto busca a ressocialização e a conscientização ambiental. Todos os materiais utilizados no projeto são reaproveitados e reciclados.
A diretora do Centro Prisional Feminino de Colatina, Dayany Rodrigues de Queiroz, ressaltou a importância do projeto para as internas, proporcionando a oportunidade de desenvolver habilidades manuais e promovendo empatia e amor pelos animais. Além das camas pets, diversos outros itens produzidos no centro prisional, como artesanatos em crochê, tapetes, amigurumis, caixas e quadros pintados à mão, foram expostos durante o evento.
A diretora também destacou a relevância de expor os projetos de ressocialização desenvolvidos na unidade, permitindo que as pessoas conheçam o trabalho realizado. Além disso, a participação na feira de adoção de animais é considerada uma causa importante, pois contribui para a adoção de animais abandonados.
No final deste mês, a unidade prisional realizará a doação de mais 16 camas pets, que serão destinadas à Confraria Cães e Gatos, uma organização que atua no município de Colatina.