A Prefeitura de Colatina, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, inaugurou, nesta quinta-feira (29), a Estação Meteorológica Automática do município, localizada no Aeroporto da cidade.
O material é composto por diversos aparelhos que possuem funções diferentes, como: radiômetro, responsável pela medição de energia solar recebida na área; pluviômetro, que realiza a medição da quantidade de chuva, além de conter sensores de temperatura e umidade do solo, para prever possíveis desmoronamentos.
“O equipamento trará grandes benefícios ao município, como dados meteorológicos que darão mais precisão e informações durante a previsão de eventos provocados pelas chuvas e demais desastres naturais, para que a Defesa Civil Municipal de Colatina se mobilize para ações de prevenção e resposta junto à comunidade”, destaca o Superintendente da Defesa Civil de Colatina, Allex Guerra.
A estação foi realizada por meio do Programa de Gestão das Águas e da Paisagem, em uma parceria firmada com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Espírito Santo (CEPDEC/ES) para a implementação de uma Estação Meteorológica Automática de Superfície em Colatina.
Ela contém 10 metros de altura e custou, aproximadamente, R$ 300 mil. Os equipamentos emitem dados a cada 15 minutos, que serão enviados diretamente para a Defesa Civil Estadual e servirão de base para as ações da Defesa Civil Municipal de Colatina.